sexta-feira, 23 de julho de 2010

RTM, RTM LIGHT & PRESTO VÁCUO

Prensagem a Vácuo, ou Presto Vácuo:

É um processo muito simples e bastante utilizado para a fabricação de peças em compósitos, que necessitam de acabamento nas duas faces, podendo ser chamados de prensagem a vácuo ou presto vácuo.  É bom lembrar que este processo não substitui o processo de RTM CONVENCIONAL ou RTM LIGHT.

A fabricação da peça requer o uso do fio roving picado (fibra de vidro/aramida e/ou carbono), mais a adição de resina (poliéster) e catalisador.

Este processo é ideal para a fabricação de peças em compósitos de pequeno porte, baixo volume de produção e baixo custo de investimento.


O processo de prensagem a vácuo necessita de moldes “macho e fêmea ou molde e contramolde.


Foi a partir deste processo que surgiu o RTM LIGHT, ou seja transferir a resina para o molde, com auxílio de máquina injetora de resina, assistido por vácuo.

4 comentários:

  1. Ola, Sou Eduardo, trabalho na empresa Tecnomod Modelagem Técnica que foi aprimorou este processo dominados por nós a anos. A produtividade de um molde de prensagem a vácuo pode chegar até 10 vezes mais que qualquer RTM, sem contar que no RTM é necessário maquina de injeção reforço especial, resinas especiais e o ciclo é de tempo muito alto. No prensagem a vácuo desenvolvidos por nós é feito com roving picado(muito mais barato que o Chomarat),com resina comum, espessura controlada, ciclo dependendo da peça 2 ou mais por hora depende muito da peça e sem necessidade de alfaitaria do Chomarat. Podendo tambem Fabricar peças grandes de 4x3 metros vejo no nosso site www.tecnomod.com.br espero ter contribuido.
    Obrigado
    Eduardo A Fernández

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amigo !achei muito interessante seu comentário,gostaria de ter contato com vc para tirar algumas duvidas,se possivel !! abraços.
      meu e-mail plinioguilherme21@gmail.com

      Excluir
  2. Ola Tenho problemas neste processo rtm Light,a teoria fala que neste processo não averia bolhas mas na prática não é bem assim,uso gel isso deixando espesura especificada,manta moldável,resina especificada com baixa viscosidade com carga,vedações do molde perfeitas,em fim rtm seria uma incógnita?

    ResponderExcluir
  3. Ola Tenho problemas neste processo rtm Light,a teoria fala que neste processo não averia bolhas mas na prática não é bem assim,uso gel isso deixando espesura especificada,manta moldável,resina especificada com baixa viscosidade com carga,vedações do molde perfeitas,em fim rtm seria uma incógnita?

    ResponderExcluir